fbpx
Blog da Ordenize

A terceirização financeira tem se apresentado como um dos principais serviços contratados por uma empresa. Não é por menos, uma vez que este serviço traz consigo uma série de vantagens.

Um dos principais problemas encontrados por um empreendedor é a sobrecarga de atividades. O que faz com que ele não consiga administrar todos os setores da sua empresa de maneira correta.

Dessa forma, setores como o financeiro podem acabar não recebendo a atenção devida. O que pode gerar um grande problema, já que as finanças de uma empresa podem determinar o seu crescimento.

Sendo assim, a terceirização financeira surge como uma aposta das empresas para otimizar os seus recursos. O que você já sabe sobre este serviço que tem se encontrado em alta no mercado?

Para entender mais sobre este assunto, sugerimos que acompanhe o nosso artigo! Leia a seguir e descubra como o seu empreendimento pode se beneficiar da contratação de uma terceirização financeira. Confira!

Aproveite para ler o nosso artigo sobre Reestruturação financeira: como replanejar as finanças em situações adversas.


O que é a terceirização financeira?

A terceirização financeira é um serviço que tem ganhado cada vez mais espaço entre as empresas de todos os portes. Ela se trata do processo de delegar atividades do setor financeiro de um negócio para um serviço especializado.

Ou seja, uma empresa acaba contratando outra empresa, essa última especializada em tarefas financeiras, para cuidar do seu setor financeiro.

Sendo assim, agora os profissionais especialistas da terceirização financeira vão realizar as demandas financeiras da empresa contratante. O que vai desde o controle do fluxo de caixa até a gestão da folha de pagamentos.

Também conhecido como BPO (Business Process Outsourcing), que significa Terceirização de Processos de Negócios, este serviço tem caído no gosto dos empreendedores. Afinal, ele não foca somente nas finanças. É possível encontrar BPO especializado em:

  • Departamento Pessoal;

  • Compras;

  • Fiscal e tributário;

  • Contábil.

Portanto, agora que você já sabe do que se trata a terceirização financeira, o que é BPO financeiro, é comum que esteja se perguntando quais atividades podem ser desenvolvidas por este serviço. Acompanhe a seguir e descubra!


Leia também o nosso artigo sobre o tema Abra um e-commerce: continue vendendo mesmo sem loja física.


Quais as atividades da terceirização financeira?

Os serviços prestados por uma terceirização financeira abrangem toda a rotina de uma empresa. O que faz com que o empreendedor defina quais são as atividades que serão delegadas.

Desse modo, uma empresa pode repassar mais do que apenas as tarefas básicas do seu setor financeiro. Agora, elas serão desempenhadas por profissionais especialistas no assunto.

O primeiro passo de um serviço focado na terceirização financeira é fazer uma análise de como a empresa se encontra. Afinal de contas, o setor financeiro demanda bastante comprometimento e trabalho.


Sendo assim, confira a seguir quais são as principais atividades que podem ser desempenhadas por profissionais especialistas no assunto:

  • Gestão do fluxo de caixa;

  • Controle de contas a pagar e a receber;

  • Elaboração de relatórios financeiros;

  • Conciliação bancária;

  • Folha de pagamentos;

  • Gestão fiscal;

  • Análise dos indicadores de desempenho;

  • Dentre outros.

Ou seja, a terceirização financeira é um serviço que visa integrar as tarefas contábeis e financeiras de uma empresa. O que proporciona uma série de vantagens para um negócio. Vamos conhecer quais são?


Além disso, acompanhe também o nosso artigo sobre Capital de giro para enfrentar a crise: como controlar?


Quais as vantagens da Terceirização financeira?

Você já pode perceber, por meio do que já leu até aqui, que a terceirização financeira apresenta diversos benefícios para uma empresa. Sendo que eles se apresentam de diferentes maneiras.

Sendo assim, confira a seguir como o seu empreendimento pode se beneficiar da contratação de uma terceirização financeira. Acompanhe conosco!


Aumento da produtividade

A primeira vantagem da terceirização financeira é o aumento da produtividade na empresa contratante. Afinal de contas, agora o empreendedor não precisa mais lidar com várias atividades financeiras.

Ou seja, após delegar as tarefas financeiras para uma empresa especializada, o empreendedor pode investir o seu tempo e recurso em outros setores do seu negócio. O que aumenta a produtividade dentro do empreendimento.

Agora, ao invés de gastar horas em atividades administrativas, ele pode focar na atividade principal do seu negócio. Assim, o core business passa a ser visto como uma prioridade.


Redução de custos


Outra vantagem encontrada por uma empresa que contrata um serviço de terceirização financeira é a redução de custos. Tal benefício pode soar estranho, mas vamos explicar melhor.

Acontece que contratar um serviço especializado sai mais em conta do que investir em um setor próprio para cuidar das finanças. Isto é, gastos envolvidos com o aumento do ambiente de trabalho e contratação de novos funcionários são dispensáveis.

Sendo assim, por mais que a terceirização financeira gere um custo, ela pode ser vista mais como um investimento para uma empresa.


Leia também o artigo referente ao assunto Pessoa Física ou Jurídica: O que é melhor para advogados?


Confiabilidade das informações

Uma última vantagem da terceirização financeira é a confiabilidade das informações financeiras entregues ao empreendedor.

Desse modo, a tomada de decisão de uma empresa pode ser feita de maneira mais assertiva, uma vez que ela é guiada por informações confiáveis.

Agora, os empreendedores encontram mais segurança na hora de avaliar a situação da sua empresa e trilhar um novo caminho para ela.

Conseguiu perceber como a terceirização financeira é capaz de proporcionar bons resultados para um empreendimento? Para mais informações e dicas para o seu negócio, curta as nossas redes sociais e acompanhe o nosso site!

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda? 👋
Olá! Podemos te ajudar? 👋