Do que se trata a reestruturação financeira?
Uma reestruturação financeira nada mais é do que um processo utilizado a fim de obter um controle mais rígido sobre as finanças e processos contábeis de uma empresa.
Dessa maneira, esse processo se apresenta com o intuito de ajustar a estrutura de capital em uma empresa. O que possibilita a sua manutenção diante de momentos de crise financeira, como o atual.
Ela se trata de uma transformação completa dos processos dentro de um negócio. O principal foco é garantir o equilíbrio e saúde das finanças.
Entretanto, não pense que estamos falando de um processo fácil. Afinal, estamos lidando com um dos setores mais delicados de uma empresa em um momento de crise.
Ou seja, são vários os desafios que precisam ser superados para que uma empresa consiga se reestruturar financeiramente. Confira alguns deles a seguir:
Crie o design com facilidade
Quais os principais desafios em uma reestruturação financeira?
O momento atual tem causado bastante dor de cabeça nos empresários. Lidar com a queda no número de vendas, rompimento de contratos e receita abaixo do esperado tem feito com que muitas empresas busquem soluções para se manter ativa no mercado.
Desse modo, para que a reestruturação financeira de uma empresa seja feita da melhor maneira possível, confira alguns dos desafios que precisam ser superados dentro de uma organização:
● Faturamento abaixo do projetado;
● Gestão de estoque com a queda no número de vendas;
● Adaptação ao trabalho remoto;
● Como gerenciar sua equipe remotamente;
● Fazer o controle financeiro.
Ou seja, para que todos esses desafios sejam superados, é fundamental que toda empresa se planeje. O planejamento, diante do momento atual, pode ser o fator determinante para a manutenção de um negócio.
Após fazer a análise de todos os desafios que precisam ser enfrentados, é ao momento de descobrir como fazer uma reestruturação financeira. Acompanhe a seguir!
Como implementar uma reestruturação financeira?
Uma reestruturação financeira não acontece do dia para a noite. É necessário seguir alguns passos para que toda a estrutura da empresa se adeque a esse processo.
Portanto, confira quais são os passos fundamentais para que a sua empresa se mantenha financeiramente saudável no cenário atual.
Faça um diagnóstico
Para uma completa reestruturação das finanças de uma empresa, o primeiro passo a ser tomado é conhecer o seu estado atual.
Ou seja, elaborar um minucioso diagnóstico de todo o setor operacional e financeiro de uma empresa. Esse processo é fundamental para identificar como aquele negócio se encontra no momento.
Por incrível que pareça, muitos empreendedores mal sabem como está a sua empresa, tanto no âmbito financeiro quanto operacional.
Dessa forma, por meio de um diagnóstico preciso, deve-se fazer a audição de todos os processos dentro de uma empresa, como os seus contratos, ativos e passivos e os meios utilizados para a precificação de serviços.
Controle seu fluxo de caixa
O segundo ponto de extrema importância é controlar o seu fluxo de caixa. A implementação dessa ferramenta é fundamental para se obter o registro e controle de todas as movimentações financeiras de um negócio.
Ou seja, é possível ter conhecimento de todas as entradas e saídas de dinheiro, dentro de um determinado período de tempo.
O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável no controle financeiro, uma vez que permite identificar se uma empresa está com as suas finanças em dia ou não.
A importância das projeções financeiras
Outro benefício do fluxo de caixa está associado à possibilidade de se fazer projeções financeiras. A prática permite identificar o quão preparada uma empresa está para enfrentar os próximos meses.
As projeções também influenciam diretamente na tomada de decisão. Ou seja, elas permitem ao empresário identificar se é o momento de recorrer à contratação de financiamentos ou se está tudo bem com as suas finanças.
Considerando os riscos
Para uma reestruturação financeira, é de extrema importância considerar todos os riscos que a sua empresa está sujeita.
Desse modo, a identificação de todos os ricos é essencial para que uma empresa decida entre se resguardar financeiramente, além de impulsionar a tomada de decisão para garantir mais caixa.
Faça a gestão de caixa
A gestão de caixa também é um fator essencial para toda empresa, principalmente em momentos de crise financeira.
Ou seja, toda empresa deve administrar o seu dinheiro em caixa para garantir capital de giro e, assim, suportar as dificuldades.
Reduza despesas
O corte de despesas sempre se apresenta como uma alternativa assertiva em momentos de escassez de dinheiro no caixa.
Entretanto, reduzir despesas não significa cortar o primeiro gasto que ver pela frente. Aqui, estamos falando de um processo estratégico. É fundamental identificar todos os custos fixos e variáveis do seu negócio e decidir quais deles são dispensáveis no momento.
Ou seja, podemos concluir que toda empresa que deseja se manter no mercado em momentos de crise precisa de uma tomada de decisão rápida e inteligente.
Nestes casos, a reestruturação financeira se apresenta como uma alternativa bastante eficiente para todas as empresas.
O que você achou do nosso artigo? Caso tenha alguma dúvida, compartilhe conosco no campo de comentários. Não se esqueça também de acessar o nosso site e conferir todos os nossos conteúdos!