fbpx
Blog da Ordenize

O BPO é um serviço que tem ganhado muito destaque entre as empresas nos últimos anos. Afinal de contas, ele tem como principal objetivo contribuir no crescimento de um empreendimento.

Para compreender melhor o BPO e o seu papel dentro de uma empresa, precisamos entender, em primeiro lugar, o seu significado. Com isso, estamos falando do Business Process Outsourcing.

Desse modo, trazendo para o português, temos o conceito da terceirização de processos de negócios. Trata-se de um serviço que, quando contratado por um empresa, tem a capacidade de gerar uma grande quantidade de benefícios.

Sendo assim, a fim de responder todas as dúvidas referentes ao BPO e quais as suas vantagens, preparamos este artigo! O nosso convite é que você leia com atenção e descubra como a sua empresa pode se beneficiar deste serviço. Vamos lá?


Antes, leia também o nosso artigo sobre Reestruturação financeira: como replanejar as finanças em situações adversas


O que é BPO?

Atualmente, muitas empresas buscam por formas de aumentar a sua produtividade, economizando tempo e aumentando o seu lucro. No entanto, quando tiram essa ideia do papel, elas podem acabam encontrando dificuldades.

Isto porque os empreendedores, com agendas cheias e com uma grande quantidade de responsabilidades, acabam não dedicando atenção para todos os setores da sua empresa. Fato que prejudica o alcance das suas metas.

Contudo, é neste cenário que o BPO dá as caras e surge como um parceiro de negócios dos empreendedores. Afinal de contas, agora os empreendedores podem contar com um serviço especializado para lidar com tarefas da sua empresa.

O BPO se apresenta como um serviço especializado em desempenhar atividades de um setor específico de um negócio. Com isso, a empresa contratante entrega nas mãos de profissionais especialistas as tarefas de uma das suas áreas.


Quais os tipos de BPO existentes?

Como você pode perceber, o BPO se apresenta como um aliado de uma empresa na hora de fazer a sua gestão. Agora, tarefas que seriam desempenhadas internamente são de responsabilidade de um serviço especializado.

Desse modo, vários setores de uma empresa podem ser terceirizados por meio do BPO. Fato que abre um leque de oportunidades para que os empreendedores possam focar em outras atividades do seu negócio.

Sendo assim, confira a seguir quais são os setores da sua empresa que estão sujeitos ao serviço de BPO:

  • Financeiro;

  • Compras;

  • Fiscal e tributário;

  • Contábil;

  • Departamento pessoal.

Ou seja, quando uma empresa decide contratar um serviço de BPO, todos os setores acima podem ser terceirizados. O coloca o BPO como um dos serviços que mais relevantes no ambiente empresarial.


Leia também o nosso artigo sobre o assunto Pessoa Física ou Jurídica: O que é melhor para advogados?

Antes de compreender como uma empresa pode se beneficiar do serviço de BPO, é necessário entender quais são as suas diferenças para uma terceirização. Afinal de contas, estamos falando de termos que, por mais que sejam parecidos, não são a mesma coisa.


BPO e terceirização são a mesma coisa?

Existem muitas semelhanças entre o BPO e a terceirização. No entanto, quando aplicados na prática, eles não se referem à mesma coisa. Existem algumas diferenças que precisam, necessariamente, ser de conhecimento do todo empreendedor.

Sendo assim, o que é a terceirização? Estamos falando do momento no qual uma empresa contrata um profissional ou um serviço para desempenhar tarefas que ela não é capaz de fazer, seja por aumento de demanda, por exemplo.

Já o BPO, que é um tipo de terceirização, consiste em repassar as tarefas de um setor para uma empresa especializada. Um exemplo é quando um empreendimento contrata um BPO Financeiro para cuidar do seu setor financeiro.

Agora, que tal compreender quais são as principais vantagens em ter um serviço de BPO atuando a seu lado? Leia a seguir e descubra como a sua empresa pode se beneficiar.


Aumento de produtividade

Um dos primeiros benefícios encontrados no BPO é o aumento da produtividade dentro da empresa. Afinal de contas, agora são outros profissionais se responsabilizando de tarefas que antes eram responsabilidade própria.

Desse modo, toda a empresa pode focar em outras atividades, aumentando assim a sua produtividade interna. Também é possível aumentar a entrega de resultados cada vez mais positivos e, consequentemente, o seu lucro.


Custos reduzidos

Quando uma empresa contrata um serviço de BPO para lidar com um dos seus setores, ela automaticamente reduz alguns custos. Afinal, não será mais necessário investir na contratação de profissionais para um setor específico.

Ou seja, por mais que o BPO também seja um custo, ele acaba saindo mais em conta do que aumentar o espaço da empresa e contratar novos funcionários. Com isso, ele pode ser visto mais como um investimento.


Foco em outras atividades

Agora, com uma empresa especializada assumindo as tarefas de um setor específico de uma empresa, os empreendedores podem focar no seu core business. Ou seja, aquilo que dá retorno financeiro para o seu negócio.

Sendo assim, podemos concluir que por trás do serviço de BPO, existe uma série de vantagens para uma empresa. Para continuar acompanhando outros conteúdos como este, basta curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso site!

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda? 👋
Olá! Podemos te ajudar? 👋