fbpx
Blog da Ordenize

O capital de giro se apresenta como uma das principais ferramentas para as empresas sobreviverem à crise do novo Coronavírus.

A maneira como uma empresa lida com as suas finanças diz muito acerca do seu comportamento diante de um período de crise.

Ou seja, o seu controle financeiro pode fazer com que ela passe pelo cenário de maneira positiva ou corra risco de enfrentar, em casos mais extremos, um processo de falência.

Dessa forma, é essencial entender a importância do capital de giro para uma empresa e implementar práticas que impulsionam a saúde financeira. Continue acompanhando o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!


O que é capital de giro?

Toda empresa lida, diariamente, com diversos conceitos relacionados ao seu controle financeiro. Um deles é o capital de giro.

O capital de giro se refere ao montante de dinheiro responsável por fazer uma empresa girar. Ou seja, é o valor necessário para que uma empresa possa se manter no mercado.

Desse modo, levando em consideração o período no qual as empresas estão enfrentando, é o capital de giro que vai fazer com que uma empresa possa se manter ativa.

Atualmente, todas as empresas estão lidando com uma situação jamais vivenciada antes. O número de clientes vem diminuindo e, consequentemente, o faturamento também. Logo, é indispensável utilizar o capital de giro com o intuito de se manter, sem a necessidade de contratar financiamentos.

Portanto, é fundamental implementar algumas práticas que podem contribuir com a sobrevivência das empresas. Confira algumas delas a seguir!


Controle o seu capital de giro

Controlar o capital de giro é um dos principais desafios de uma empresa em meio à uma crise econômica.

Sendo assim, é de extrema importância que todo gestor cultive boas práticas financeiras para assegurar que a sua empresa não quebre com a queda nas receitas.

Dessa forma, acompanhe algumas dicas de como assegurar que a sua empresa tenha capital de giro durante a crise do Coronavírus.


Registre todas as contas a pagar e a receber

Toda empresa deve ter um controle rígido sobre todas as suas contas a pagar e a receber. Deve-se registrar também todas as obrigações financeiras referentes aos próximos meses.

Desse modo, quando uma empresa identifica tanto o que deve ser pago quanto os seus recebimentos, é possível se planejar.

Ou seja, identificar e definir o quanto e capital de giro será necessário para arcar com todas as suas responsabilidades financeiras.

Outra vantagem de realizar o registro de todas as contas a pagar e a receber é a possibilidade de evitar erros em relação às finanças. Falhas assim costumam comprometer todo o setor financeiro de uma empresa.


Seja adepto das projeções financeiras

As projeções financeiras também são de extrema importância para uma empresa se planejar financeiramente.

Ou seja, é necessário entender que em algum momento a crise atual vai passar e a empresa irá entrar em um período de retomada.

Dessa maneira, deve-se fazer projeções que impeçam que uma empresa se encontre inadimplente nos próximos meses.

Por isso é fundamental fazer uma projeção realista, que faça sentido com a realidade da empresa, para mantê-la financeiramente saudável.


Mapeie os seus custos

Toda empresa, independentemente do momento em que vive, precisa ter um controle acerca de todos os seus custos.

Não somente em momentos de crise, mapear e reduzir despesas dispensáveis é fundamental para manter as finanças de uma empresa em dia.

Dessa forma, identifique todos os custos fixos e variáveis do seu negócio, a fim de reduzi-los e gerar assim mais receita para a sua empresa.


Qual a relação do Governo com o capital de giro?

Com o intuito de oferecer mais capital de giro para as empresas, o Governo tem anunciado diversas medidas em benefício aos negócios.

Os bancos estão disponibilizando linhas de crédito em apoio às empresas, que devem avaliar todas as opções antes de solicitar um empréstimo.

Além disso, as empresas agora podem cortar, em até 70%, tanto o salário como também a jornada de trabalho dos seus funcionários.

Outra medida disponível, dessa vez para trabalhadores autônomos, informais, microempreendedores individuais (MEI) e desempregados é o auxílio emergencial. O valor de R$ 600 está disponível por meio do aplicativo da Caixa e deve ser retirado nas agências de todo o Brasil.

Por fim, é de extrema importância que toda empresa busque implementar práticas que proporcionem capital de giro em momentos de crise.

Para mais dicas e informações para ajudar a sua empresa, acesse o nosso site e leia todos os outros conteúdos.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda? 👋
Olá! Podemos te ajudar? 👋