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Blog da Ordenize

Você sabia que abrir um e-commerce é uma excelente oportunidade de empreender, mesmo em meio à crise?

A revolução digital trouxe consigo inúmeras mudanças na sociedade. Dentre elas, podemos destacar  as alterações no  comportamento do consumidor. Hoje, ao invés de se deslocar para fazer suas compras, ele pode realizá-las de maneira online.

Dessa forma, o número de pessoas que preferem fazer as suas compras no conforto da própria casa tem aumentado consideravelmente. De acordo com o NZN Intelligence, 74% dos brasileiros já têm o hábito de comprar online como uma preferência.

Sendo assim, um e-commerce surge como uma das formas de abrir o próprio negócio mais vantajosas na atualidade.

Que tal conhecer mais sobre o e-commerce e quais os passos para abrir um?

Continue acompanhando o nosso artigo e descubra!


O que é um e-commerce?

O termo e-commerce se popularizou nos últimos anos e diz respeito ao modelo de se fazer um comércio online.

Ou seja, é o processo de compra e venda realizado em um ambiente digital. O que faz com que não seja necessário mais ter uma loja física para vender produtos.

O e-commerce é um dos mercados de maior crescimento nos últimos anos. Em 2019, ele registrou um crescimento de 18% e a expectativa para 2020 é que ele movimente cerca de R$ 106 bilhões, de acordo com a ABComm.

Dessa maneira, o e-commerce se apresenta como uma das principais alternativas para se empreender atualmente, mesmo com a crise do coronavírus.

Afinal de contas, o aumento no número de pessoas em casa influencia diretamente no aumento do uso da internet, principalmente para fazer compras.

No entanto, muitos futuros empreendedores ainda não sabem como definir um e-commerce, tampouco diferenciá-lo de outros modelos de negócio online.

Portanto, confira agora quais as principais diferenças entre o e-commerce e outros modelos de negócio, como uma loja virtual e marketplace.


O que é um e-commerce?

O termo e-commerce se popularizou nos últimos anos e diz respeito ao modelo de se fazer um comércio online.

Ou seja, é o processo de compra e venda realizado em um ambiente digital. O que faz com que não seja necessário mais ter uma loja física para vender produtos.

O e-commerce é um dos mercados de maior crescimento nos últimos anos. Em 2019, ele registrou um crescimento de 18% e a expectativa para 2020 é que ele movimente cerca de R$ 106 bilhões, de acordo com a ABComm.

Dessa maneira, o e-commerce se apresenta como uma das principais alternativas para se empreender atualmente, mesmo com a crise do coronavírus.

Afinal de contas, o aumento no número de pessoas em casa influencia diretamente no aumento do uso da internet, principalmente para fazer compras.

No entanto, muitos futuros empreendedores ainda não sabem como definir um e-commerce, tampouco diferenciá-lo de outros modelos de negócio online.

Portanto, confira agora quais as principais diferenças entre o e-commerce e outros modelos de negócio, como uma loja virtual e marketplace.


Quais as diferenças entre e-commerce, loja virtual e marketplace?

Entender as principais diferenças entre os modelos de negócio digital é de extrema importância na hora de optar em abrir um empreendimento.

Em primeiro lugar, deve-se entender o que caracteriza uma loja virtual, que se restringe apenas à criação de um site ou de um portal de vendas.

Sendo assim, uma loja virtual se apresenta como uma das partes de um e-commerce, não como um todo. É necessário entender que o segundo se trata de um processo mais estruturado e completo.

Já um marketplace se caracteriza como uma plataforma de uso comum, onde várias empresas podem anunciar os seus produtos.

No entanto, o e-commerce diz respeito à um processo completo de comércio digital, no qual o empreendedor define quais serão os seus produtos, os expõe, define as melhores formas de pagamento, logística de entrega, além de estratégias de marketing e atendimento ao cliente.


Como abrir um e-commerce?

Muitas pessoas pensam que abrir o seu e-commerce é um processo bastante difícil e trabalhoso, o que não é bem uma verdade. A abertura do seu próprio comércio digital pode ser mais simples do que você pensa.

Portanto, conheça a seguir os principais passos para abrir o seu e-commerce e começar a ganhar dinheiro dentro de casa.

  • Faça o seu site;

  • Escolha um servidor;

  • Defina quais serão os seus produtos;

  • Estabeleça as melhores formas de pagamento;

  • Organize uma logística de entrega dos produtos;

  • Faça uma estratégia de marketing;

  • Padronize os canais de atendimento ao cliente.

Apesar de não se tratar de um desafio impossível, abrir um e-commerce demanda muito empenho e dedicação. Afinal de contas, ele não deixa de ser um empreendimento, assim como tantos outros.

Conheça agora algumas das principais vantagens por trás da abertura e administração de um e-commerce. Confira!


Principais vantagens de um e-commerce

O segredo por trás dos números positivos que o e-commerce tem apresentado no mercado pode ter várias origens. Dentre elas, podemos citar todas as ausa vantagens.

Portanto, continue acompanhando para descobrir todos os benefícios de se investir neste mercado em ascensão.


Flexibilidade

Um e-commerce pode ser aberto e administrado de dentro da própria casa. Basta ter um computador e acesso à internet para fazer a sua gestão.

Dessa maneira, é possível que o empreendedor faça os seus próprios horários, podendo conciliá-los com outras tarefas.

Além disso, não é necessário mais enfrentar uma rotina de trânsito, atrasos e demais  fatores envolvidos em uma loja física.


Investimento

Diretamente associado ao item anterior, o investimento para a abertura e gestão de um e-commerce é bastante acessível.

Ou seja, não é necessário arcar com despesas como transporte, pagamento de funcionários, aluguel de escritório ou contas de água e luz.

Além disso, é possível criar o seu site a partir de templates prontos. Ou seja, não é necessário contratar um profissional especializado nesta área.


Possibilidade de fechar uma venda

O processo de venda e compra online é totalmente diferente de uma loja física, na qual é necessário prestar um atendimento ao cliente e o acompanhar até o seu pagamento.

Sendo assim, em um e-commerce, o processo de compra é mais dinâmico, possibilitando assim várias vendas simultâneas.

Não se esqueça que um e-commerce, assim como qualquer outro empreendimento, necessita de um acompanhamento de um serviço especializado.

Ou seja, ele não está imune às burocracias impostas à outros modelos de negócio. É necessário passar por processos legais e fiscais.

Desse modo, conte como uma contabilidade como a sua parceira de negócios! Entre em contato conosco e descubra como o nosso time de especialistas pode ajudar o seu negócio.

Aproveite para acessar o nosso blog e ler outros artigos como o que você acabou de ler! No caso de dúvidas, deixe-as no campo abaixo que responderemos!

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